MAGEIA DO BRASIL - FORUM OFICIAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instalação com outra distro

3 participantes

Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Instalação com outra distro

Mensagem  D. K. Sáb Abr 16, 2011 3:36 pm

[color=blackOtto (ou quem estiver me "vendo"), desculpe-me se estou errado em postar aqui (se estiver, bote no lugar certo):
Uso o Mandriva em desktop e quero instalar o Mageia - como faço? A pergunta tem a ver, porque quando instalei o Mandriva no note (com Win7 original), tive que fazer algumas coisas (como desfragmentar o Win, etc.). E no desk, que só tem o Mandriva? Tenho que fazer algo semelhante?
De repente, esse questionamento pode ajudar outros novatos, como eu (aprendiz dos novatos, no mundo Linux).
Abr.'.[/color]


Última edição por D. K. em Sáb Abr 16, 2011 5:02 pm, editado 2 vez(es)
D. K.
D. K.
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2011
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Sáb Abr 16, 2011 4:58 pm

D. K. escreveu:Otto (ou quem estiver me "vendo"), desculpe-me se estou errado em postar aqui (se estiver, bote no lugar certo):
Uso o Mandriva em desktop e quero instalar o Mageia - como faço? A pergunta tem a ver, porque quando instalei o Mandriva no note (com Win7 original), tive que fazer algumas coisas (como desfragmentar o Win, etc.). E no desk, que só tem o Mandriva? Tenho que fazer algo semelhante?
De repente, esse questionamento pode ajudar outros novatos, como eu (aprendiz dos novatos, no mundo Linux).
Abr.'.

<testando a opção citar para topico D.K>
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Sáb Abr 16, 2011 4:59 pm

Padula escreveu:
D. K. escreveu:Otto (ou quem estiver me "vendo"), desculpe-me se estou errado em postar aqui (se estiver, bote no lugar certo):
Uso o Mandriva em desktop e quero instalar o Mageia - como faço? A pergunta tem a ver, porque quando instalei o Mandriva no note (com Win7 original), tive que fazer algumas coisas (como desfragmentar o Win, etc.). E no desk, que só tem o Mandriva? Tenho que fazer algo semelhante?
De repente, esse questionamento pode ajudar outros novatos, como eu (aprendiz dos novatos, no mundo Linux).
Abr.'.

Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Sáb Abr 16, 2011 5:00 pm

D.K

o seu modo de cor de texto esta em branco corrija para preto e daí tudo certo ok, já corrigi o texto que mencionou,

um abraço
Like a Star @ heaven
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  D. K. Sáb Abr 16, 2011 5:04 pm

Não disse que era aprendiz? hehehehe Desculpem a falha aí Crying or Very sad : achei que tinha botado no texto em preto (uma espécie de "marca" minha), mas estava em branco, como o Padulão aí disse... Mas taí a correção.
D. K.
D. K.
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2011
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Sáb Abr 16, 2011 5:07 pm

d.k

é muito simple o processo, se você tem windows, e mandriva e quer colocar mageia também para test-drive, faça o seguinte:

coloque o cd ou dvd no leitor:
quando for instalar no hd, crie uma partição para ele, define o tamanho dessa partição e depois coloque um nome para ela para diferenciar das demais como /mageia, /dk, /distro, etc...

depois de instalado so defina no grub o que vai dar start primeiro e depois é só alegria...
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  D. K. Sáb Abr 16, 2011 5:55 pm

Valeu! Vamos que vamos! Mas só amanhã, domingão, porque hoje tenho compromisso!
Se tiver problemas, reporto aqui!
D. K.
D. K.
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2011
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  otto Sáb Abr 16, 2011 6:16 pm

D. K. escreveu:Valeu! Vamos que vamos! Mas só amanhã, domingão, porque hoje tenho compromisso!
Se tiver problemas, reporto aqui!
amigo D.K.,
Ainda não existe um tutorial público sobre o mageia, mas é bem fácil. Se você visitar o site de tutoriais "how to forge" em http://www.howtoforge.com/ que são os melhores tutoriais de gnu linux (e não precisa ter muito conhecimento de inglês porque os tutorias são todos com figuras), basta ver um tutorial do mandriva que é semelhante. Mas dê uma olhada nesse artigo do tvieira em http://www.tvieira.net/linux/uma-olhada-rapida-no-mageia-alpha-1/
Mas é o alpha 1 (só para dar uma visualizada).
abraços.
Idea
Arrow
otto
otto
Administrador
Administrador

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Sáb Abr 16, 2011 9:29 pm

Olá pessoal,

Acabei de instalar o Mageia LXDE, e as impressões são as melhores, pessoal nem parece beta, está muito otimo estou aqui escrevendo esse tuto pelo Mageia LXDE (dual arq), super simples e tirar todas as duvidas do nosso colega D.K. e demais da comunidade...

O legal que quem quiser fazer a opção no tema LXDE não vai se arrepender, muito showww...

Otto sei que esta usando o Gnome e eu agora estou com LXDE para as pessoas que tiverem as duvidas vai ter duas pessoas especializadas nos temas especificos, interessante...

tentei integrar o gnome e LXDE na distro, mas não esta aceitando e trava tudo e fica impulsivel usar, tive que instalar somente o LXDE, mas esta show....

viva mageia...

Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  D. K. Dom Abr 17, 2011 9:22 am

Padula, dúvidas (como sempre):
1 - na verdade, quero instalar o Mageia com o Mandriva instalado (o Win7 é no note, do trabalho, e não quero arriscar); assim, faço a mesma coisa?
2 - achei interessante o LXDE aí - vc pode comentar mais sobre esse ambiente? Tipo "peso", beleza, etc.
D. K.
D. K.
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2011
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  otto Dom Abr 17, 2011 12:09 pm

Padula escreveu:Olá pessoal,

Acabei de instalar o Mageia LXDE, e as impressões são as melhores, pessoal nem parece beta, está muito otimo estou aqui escrevendo esse tuto pelo Mageia LXDE (dual arq), super simples e tirar todas as duvidas do nosso colega D.K. e demais da comunidade...

O legal que quem quiser fazer a opção no tema LXDE não vai se arrepender, muito showww...

Otto sei que esta usando o Gnome e eu agora estou com LXDE para as pessoas que tiverem as duvidas vai ter duas pessoas especializadas nos temas especificos, interessante...

tentei integrar o gnome e LXDE na distro, mas não esta aceitando e trava tudo e fica impulsivel usar, tive que instalar somente o LXDE, mas esta show....

viva mageia...

Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Very Happy
Padula,
Muito bom mesmo. Eu também fiquei tentado experimentar o mageia lxde que é um ambiente muito bonito e levísssimo. Com certeza tendo dois testadores de ambientes diferentes é bom para testar e ajudar a comunidade com dúvidas. Aliás, qualquer dúvida ou bug que queira enviar. Você pode me enviar (porque eu sou integrante das listas de discussões do mageia e faço parte da wiki do mageia) e posso submeter o bug lá. e ou modificar/acrescentar algum software ao mageia.
abraços.
Idea
otto
otto
Administrador
Administrador

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Padula Dom Abr 17, 2011 12:16 pm

D.K,

LXDE, é um tema muito leve, rapido, muito pratico facil de usar no dia-a-dia, rapido, mas, muito rapido, devido não requer um processamento mais robusto, ele perde um pouco na parte grafico, não é como KDE,GNOME, mas, nada não a nada que um efeito cupiz dê jeito, mas eu tô tão acostumado por usar muito tempo, o Mandriva, Fedora, opensuse, que nem percebo a diferença, eu modifico (configuro) o LXDE a minha maneira ou a minha cara, estou configurando o Mageia, e estou gostando bastante, ele esta muito rapido mesmo, bem melhor que outras distros no tema LXDE, teste e comprove...

Quanto a definição em colocar as duas distro em um HD, é como já disse aqui, super simples, coloque o CD ou DVD para instalar e seguir os passos da instalação, não tem erro, defina o tamanho da partição, mais ou menos 10 à 15 GB para teste do Mageia esta muito bom, 500mb de swap, não precisa mais que isso... depois de cocluido a instalação definia qual distro iniciará por padrão no Grub, e pronto, desfrute uma das melhores distro que ainda vai dar o que falar ainda, só esperar...

Boa sorte com a Mageia...

Like a Star @ heaven
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  otto Dom Abr 17, 2011 12:26 pm

D. K. escreveu:Padula, dúvidas (como sempre):
1 - na verdade, quero instalar o Mageia com o Mandriva instalado (o Win7 é no note, do trabalho, e não quero arriscar); assim, faço a mesma coisa?
2 - achei interessante o LXDE aí - vc pode comentar mais sobre esse ambiente? Tipo "peso", beleza, etc.
Idea
Ilustre D.K.
Eu te aconselho a usar uma partição extra. Se não tiver terá que criar. Eu gosto muito da ferramenta de manutenção chamada partedmagic (é um live cd) que você baixa em http://partedmagic.com/doku.php
Veja mais informações e um screenshot do parted magic em http://distrowatch.com/table.php?distribution=partedmagic
Com o parted magic você formata o seu hd, redimensiona e cria novas partições.O mageia tem um particionador muito bom também. Mas todo cuidado é pouco quando se trata de formatação ou criação de uma nova partição (nunca há garantias que vai dar certo). Mas usando o parted magic eu sempre fui feliz.Agora se você tiver um hd extra (externo ou mesmo interno), você também pode usá-lo para experimentar o mageia com mais segurança. Mas tem uma maneira que te aconselho a fazer e você terá maior segurança. Vai no "adicionar/remover programas" do seu mandriva e procure por "virtualbox" ou mesmo no windows também tem o "virtualbox". Se você souber usar o terminal também pode instalar o virtual box no mandriva assim:
"urpmi virtualbox"
Após a intalação você pode experimentar diversos sistemas operacionais (gnu linux, windows, etc.) dentro de seu mandriva (sem a necessidade de instalar). O lxde é levíssimo e muito lindo.Já usei muito no aptosid, mandriva, linux mint, etc.O howtoforge preparou um tutorial interessante sobre o virtualbox em http://www.howtoforge.com/installing-virtualbox-2.0-on-mandriva-2009.0
abraços.
Smile
otto
otto
Administrador
Administrador

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação com outra distro Empty Re: Instalação com outra distro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos